Mapeamento de Processos
de Gestão de Pessoas
Gestão Inteligente de Pessoas
Sua empresa possui processos bem definidos?

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E DAS INFORMAÇÕES: GARANTINDO RESULTADOS SUSTENTÁVEIS


Acreditamos que só se gerencia aquilo que se mede, e que processos estruturados e pessoas capacitadas são as principais razões para a sustentabilidade e rentabilidade de um negócio.

Nossas ferramentas valorizam a importância das pessoas para o negócio: medimos todos os principais indicadores associados à gestão estratégica das equipes, como o absenteísmo, o turn over, o engagement e os incidentes e acidentes de trabalho.
Metodologia Gente e Gestão

EXPERIÊNCIA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PEQUENOS E GRANDESCONTINGENTES ADMINISTRATIVOS E OPERACIONAIS


Atuamos em todos os subsistemas de gestão de pessoas, compreendendo as etapas de recrutamento, seleção, integração, treinamento, encarreiramento, acompanhamento, motivacional, remuneração, benefícios, relações do trabalho e desligamento.


O MAPEAMENTO DE TODAS AS ATIVIDADES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS FAZ PARTE DO NOSSO TRABALHO E ENVOLVE AS SEGUINTES ETAPAS:

planejamento

1. Determinando o objetivo de cada processo

Cada processo da área de gente tem um objetivo específico e colabora para o atingimento dos objetivos finais da organização. Neste momento, é preciso entender qual o papel e propósito deste processo.


2. Identificando quais são as saídas do processo

Saídas ou “outputs” são as entregas que ocorrem no final de cada um dos processos. Qual resultado espera-se obter ao executar determinado processo?

As saídas envolvem diferentes formatos, entre os quais relatórios, gráficos e demais ferramentas de análise.

3. Identificando os clientes do processo

Clientes são as pessoas ou equipes que recebem as saídas dos processos. Eles podem ser:

• Clientes externos: aqueles que não fazem parte da empresa.
• Clientes internos: aqueles que estão inseridos na organização.


4. Identificando as entradas do processo

Entradas ou “inputs” são todos os elementos que são modificados no decorrer do processo para agregar valor à cadeia produtiva. Podem ser físicos ou não, como: informações e dados, por exemplo.

5. Identificando os componentes do processo

Todos os recursos utilizados durante o processo e que colaboram na transformação das entradas em saídas são chamados de componentes do processo. Estes podem ser materiais, maquinário, recursos humanos, metodologias, tecnologias, entre outros.


6. Identificando os fornecedores do processo

Os responsáveis pelas entradas e por transformá-las em saídas, dentro do processo, são os fornecedores, que podem ser:

• Fornecedores internos: pessoas ou grupos dentro da empresa que entregam as entradas ou os componentes de um processo.
• Fornecedores externos: empresas ou particulares que abastecem a organização com insumos, serviços e matérias primas.
planejamento

7. Entendendo os limites do processo

Limites são os pontos que determinam o início e o fim do processo. Assim, o início é caracterizado pelo recebimento das entradas e seu término acontece com a entrega das saídas.


8. Documentação do processo atual

As informações levantadas devem ser documentadas e analisadas por todos os envolvidos, conforme consenso do grupo de trabalho, através de ferramentas como o fluxograma.

9. Identificando as melhorias que o processo necessita

Nesta etapa, deve-se identificar o que está ou não funcionando no processo – as inconformidades, atrasos, gargalos, bem como atividades críticas e aquelas que agregam valor – sempre se atentando para as atividades onde há contato direto com o cliente final, garantindo assim sua satisfação.

Em seguida é necessário procurar as soluções para os problemas.


10. Escolher as melhorias a serem aplicadas ao processo

Ferramentas de melhoria de processos como PDCA, 5W2H, o diagrama de Ishikawa e a matriz GUT devem ser aplicadas na busca de soluções que incidem nas causas dos problemas.


11. Documentar o processo melhorado

A documentação, nessa etapa, irá garantir a padronização e possibilitará maior autonomia na realização do processo no futuro.
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